Mostra BA - 2024.1
Edital
Edital Mostra BA - 2024.1
REGULAMENTO
O presente regulamento tem como objetivo o desenvolvimento do estudo curatorial dos alunos do 6° semestre de Artes Visuais, com a intenção de apresentar, incentivar e divulgar a produção em artes visuais dos estudantes, funcionários e professores do Centro Universitário Belas Artes. A comissão de seleção formada pela turma AM6BAV analisarão as inscrições enviadas (via inscrição digital, com ficha técnica e memorial conceitual e descritivo, fotografia das obras ou links, quando estas são vídeos ou performances) e elaborarão uma exposição. Só serão considerados os trabalhos alterados até a data do fechamento do edital. As obras serão expostas Centro Universitário Belas Artes Unidade Paraíso.
As propostas inscritas e seus respectivos proponentes deverão estar em plena conformidade às exigências descritas neste Edital.
Eixo Curatorial - Constelações Tangíveis
Em “Constelações Tangíveis”, a relação entre objeto e poética não é o bastante, colocar a obra de arte na natureza de constelação é assumir que ela só é acessível através da imaginação e das relações entre observador e objeto, atrelando sentidos ao físico e suas mais diversas significações. Através das nossas relações intrapessoais, se manifestam as imagens, experiências, significados e reflexões.
Pensar obra de arte como constelações, não trata apenas de entendê-la como um composto de elementos dispostos, elementos que, quando separados possuem suas características próprias, porém, quando unidos, o que compõem é maior do que apenas a unção de suas partes. Assim, o símbolo que é atribuído a essa “Constelação” transcende a mera escrita de uma sequencialidade dos símbolos constituintes, e ela ganha uma força como algo novo, que possui sua própria potência, envolvendo o ser-humano, a relação e a experiência.
A obra de arte se faz capaz de instigar a percepção humana, relacionada à alma e ao sensível, e proporcionar infinitas possibilidades de experiência em frente à obra, ao espectador, e seu entorno; pensar, sentir, fazer; onde eu estou, quem eu sou e o que estou vendo. Encontramos seu cerne através da manifestação de si mesma, se enxergamos a obra como coisa para além do que nossa limitação subjetiva é capaz de interpretar e projetar, e uma vez que entendemos, não por uma inferiorização, mas como abertura de algo que está diante de nós para a construção de um significado, estabelecemos variantes e inconstantes de resoluções, nos conectando com a Arte Contemporânea.
A analogia estabelecida entre obra - constelação, evidencia não só uma busca contemporânea pela autonomia, mas se apresenta muito próxima a um convite para se relacionar, permitir que ela se revele por si e fugir da projeção pessoal do artista ou oriunda de um contexto externo. Constelação é algo que se apresenta autônomo, mas uma vez que convida a uma relação é preciso que a identidade do ser, aquilo que o identifica, exista para essa conexão, ela, como obra contemporânea, é construída com potências que pertencem ao repertório perceptivo, logo, quando se coloca para relação, a constelação que se constrói se dá pela soma da autonomia da obra e identidade do espectador.
Dessa forma, a exposição busca reunir obras que se apresentam para o outro como convite para a construção de uma constelação, se entrega autônoma e incompleta para relação com o espectador.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Podem se inscrever qualquer estudante, funcionário e professor matriculado ou que trabalhe no Centro Universitário Belas Artes.
As propostas poderão ser apresentadas individualmente ou de forma coletiva em qualquer linguagem artística de acordo com o eixo curatorial “Constelações Tangíveis” (em caso de coletivo, a inscrição deverá conter apenas os dados do representante do grupo).
A inscrição deverá ser feita apenas pelo envio da inscrição digital.
Não serão aceitas inscrições feitas pessoalmente.
Os proponentes poderão inscrever quantos trabalhos quiserem desde que estejam dentro do eixo curatorial.
As inscrições dos selecionados cujos anexos não contiverem todas as informações e documentos constantes deste item serão automaticamente desclassificadas.
Ao se inscrever no edital, você se responsabilizará pela entrega e retirada de sua(s) obra(s) no Centro Universitário Belas Artes Unidade Paraíso., de acordo com o cronograma.
A inscrição deverá ser feita pelo site, com os seguintes documentos:
Ficha de inscrição preenchida (link no final deste arquivo);
Imagens (mínimo de 2 planos/detalhes de cada obra inscrita) e/ou links para vídeos das obras inscritas, contendo a identificação, respeitando a seguinte ordem: nome do artista, título do trabalho, ano de execução, material utilizado e dimensões.
Um formulário para cada obra com um breve texto conceitual e descritivo, se necessário insira outras informações que julgar relevantes.
PROCESSO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Os participantes deste edital devem enviar imagens que evidenciem de forma abrangente o trabalho apresentado, destacando seu tamanho, detalhes e a totalidade do mesmo. Observação: quanto mais explícito for o registro do trabalho, mais facilitará a avaliação por parte dos examinadores. Portanto, recomenda-se tornar o trabalho especialmente evidente nas imagens submetidas.
A possível desclassificação de uma obra não implicará necessariamente em falta de qualidade. O critério primordial para a seleção será a conformidade com o espaço e o tema proposto “Constelações Tangíveis”.
Os critérios curatoriais serão elaborados e debatidos durante todo o processo, levando em consideração as obras disponíveis e as discussões entre os avaliadores.
A mostra e os trabalhos selecionados deverão atender a Lei 16.793/2018 que institui classificação indicativa para exposições e mostras de Artes Visuais e exposições culturais no Estado de São Paulo, bem como atender o Regimento Institucional do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
O conteúdo de cada obra deve possuir classificação indicativa livre. Obras com temas sensíveis estarão sujeitas a condição especial de exposição. O conteúdo de cada obra precisa ser especificado na classificação indicativa e explicar qual o conteúdo sensível.
Para que a seleção de obras seja mais imparcial, os avaliadores não terão conhecimento sobre os artistas. Portanto, solicitamos que não revelem a identidade dos criadores, a fim de garantir uma seleção mais justa. Depois da inscrição feita, manter sigilo sobre a inscrição.
ENVIO E REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS
Serão avaliadas apenas as obras que respeitarem o prazo estabelecido. Dessa forma, aquelas submetidas em datas diferentes serão desclassificadas.
As despesas referentes à produção, transporte (envio e devolução) ficarão a cargo do artista. O local de entrega das obras será comunicado aos selecionados.
O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e os alunos do 6° semestre não assumirão qualquer responsabilidade por danos ou extravios dos trabalhos. Cada artista deverá providenciar o seguro de sua obra, caso julgue necessário.
No momento da inscrição, o candidato concede os direitos de uso de imagem e de divulgação de seus trabalhos ao Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e aos alunos do 6° semestre.
Os participantes deste edital devem enviar imagens das obras com o formato JPEG ou PNG em alta resolução com o máximo de 15 megas.Os trabalhos e as fotos digitais não devem incluir nenhuma borda a não ser que sejam parte do trabalho original.
Caso o trabalho a ser enviado seja vídeo, o envio será por meio de um link Só serão aceitos arquivos externos até a data limite da inscrição.
DISPOSIÇÕES GERAIS
Ao se inscrever o proponente declara aceitar e se responsabilizar por todas as normas estabelecidas neste regulamento.
Os artistas selecionados se comprometem a realizar a obra/ projeto que foi enviado para a comissão de seleção nas datas e prazos estabelecidos no edital.
Os trabalhos selecionados estarão sujeitos ao espaço definido pela comissão de seleção e a Instituição. As comissões possuem autonomia em relação à disposição das obras no espaço.
As comissões de seleção se reservam ao direito de sugerir na montagem, modificações pontuais que viabilizem a execução/exibição dos trabalhos.
Todos os selecionados que cumprirem o regulamento receberão um certificado de participação assinado pela coordenação do curso.
Para realizar a inscrição preencha o formulário de incrição: Clique aqui
CRONOGRAMA
Inscrições: até 30/04/24
Data da divulgação dos selecionados: 08/05/24
Entrega de trabalhos para montagem: 22/05/24
Abertura da exposição: 25/05/24
Desmontagem da exposição: 05/06/24
Retirada das obras até o dia 12/06/24
Contato:
a.mostra.ba@gmail.com
@mostra.ba