Mostra BA - 2023.2
Edital
Edital Mostra BA - 2023.2
REGULAMENTO
O presente regulamento tem como objetivo o desenvolvimento do estudo curatorial dos alunos do 6° semestre de Artes Visuais, com a intenção de apresentar, incentivar e divulgar manifestações artísticas, no contexto contemporâneo, dos estudantes e funcionários do Centro Universitário Belas Artes. As comissões de seleção formadas por integrantes das turmas da manhã e tarde de 2023/2 analisarão as propostas enviadas e elaborarão duas exposições simultâneas, cada uma com um eixo curatorial. As propostas inscritas e seus respectivos proponentes deverão estar em plena conformidade às exigências descritas neste Edital.
Segue abaixo cada um dos eixos curatoriais para os quais o proponente poderá se inscrever:
Eixo 01 - Lembranças de um Futuro e as Adivinhações do Passado
Explorando intrinsecamente as relações do passado e a visão de um futuro que vem sem previsão, existe uma jornada entre memórias e adivinhações que se entrelaçam, dando um caminho para a compreensão de “humanidade”, que se revela em um labirinto atemporal que acompanha todo ser que existe, já existiu e pode vir a existir. Nesse prisma, é possível encontrar o que nos faz humanos?
Lembranças de um Futuro e as Adivinhações do Passado desafia o público a repensar as narrativas lineares do tempo e seu significado. O passado e o futuro não são entidades separadas, elas dançam em ciclo ininterrupto de reflexão e projeção; as experiências que moldam as perspectivas futuras. As visões de um futuro desconhecido que tenta ser decifrado com base no que já conhecemos. Sendo assim, é impossível ver o que não foi descoberto? Saber o que não foi decifrado? Explorar o que foi esquecido mesmo sem saber o que se esqueceu?
Por meio desses questionamentos e vários outros que permeiam a mente humana, convidamos a todos a mergulhar nas profundezas de suas consciências temporais e da psique humana, explorá-la e experimentá-la, convidando-os a apreciar a complexidade e a riqueza dessa relação fundamental.
Eixo 02 - Distopias da imaterialidade - os estados da memória
Localizado entre a irracionalidade dos seres e os contrapontos de uma sociedade há um embate que se agarra às raízes de sua própria preservação: a atual compreensão dos dispositivos é tal que sua produção é pensada para durar o
mínimo, sendo constituídos de uma matéria “frágil” são contraditórios à necessidade
humana de manter relações mais profundas para com a memória. Ou seja, a
maneira como atualmente construímos o mundo é contrária ao nosso senso - e
necessidade - de preservação, de nos constituirmos como legado na história.
Distopias da Imaterialidade surge como um conto, uma imagem, uma
perspectiva sobre os desdobramentos da concepção humana vinculados à
memória, algo tão impalpável e imaterial, com os suportes e artefatos que a
sustentam, percebidos cada vez mais como efêmeros. Por que se criam coisas
frágeis se ainda há uma necessidade de guardá-las na memória? O trabalho de
preservar a memória ganha força ao apresentar-se como meio de compreensão
sobre o passado, no entanto estaria essa memória fadada ao risco quando a
materialidade é colocada em xeque?
Inundados pela impermanência dos dispositivos, do novo, agarramo-nos
como que em respiros ao físico, ao analógico, e às construções dadas pela
materialidade. O Humano ainda sustenta uma antiga fragilidade de um mundo de
certezas mesmo que diante de uma nova realidade, por vezes misteriosa e incerta,
da imaterialidade efêmera.
Sonhos e medos, do belo aos olhos ao feio que destoa, emoções e
aspirações, suportes e materiais, símbolos e significantes: o eixo da história da vida
humana é esse amarrado desamarrado que passa do físico ao metafísico e que, de
alguma maneira, se sustenta na vontade da memória.
É a partir de questionamentos como esses que propõe-se a apresentação de
manifestações que sejam como um exercício do poder sobre a sobrevivência, uma
reflexão sobre as demandas técnicas e tecnológicas quando avaliadas sob a ótica
do acesso e da interpretação da memória cultural humana.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Inscrição aberta para alunos matriculados em todos os cursos da FEBASP, funcionários e professores do centro universitário Belas Artes de São Paulo.
As propostas poderão ser apresentadas individualmente ou em coletivo, abordando qualquer técnica ou manifestação artística. Em caso de coletivo, a inscrição deverá conter apenas os dados do representante do grupo.
As inscrições serão aceitas até o dia 10/10 às 23:59 (Horário de Brasília - GMT-3).
A inscrição deverá ser feita pelo formulário de inscrição digital presente nesse website.
No ato da inscrição, a obra deverá estar finalizada e pronta para exposição.
Não há limite de quantidade para o envio de obras por eixo, a comissão julgadora, no entanto, terá autonomia para aprovar uma ou mais obras de qualquer inscrito.
As inscrições dos selecionados cujos anexos não contiverem todas as informações e documentos listados neste item serão desclassificadas.
Ao se inscrever no edital, o artista cede o uso da imagem e da obra para o Centro Universitário Belas Artes, nas plataformas digitais da Mostra BA 2023, assim como na divulgação e documentação da mostra em catálogos, site da BA, folders e posts.
PROCESSO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
A eventual desclassificação de uma obra não significará necessariamente falta de qualidade.
Os participantes deste edital devem enviar imagens das obras com condições boas para serem analisadas pela comissão. Caso as fotos sejam divergentes da obra, pode ser desclassificada.
A obra dentro do processo de montagem, caso não corrsponda ao que foi apresentado no ato da inscrição, por meio das fotos ou vídeos, poderão ser desclassificada.
Os critérios curatoriais serão elaborados ao longo do processo de seleção pela comissão julgadora de acordo com o conjunto das obras inscritas.
ENVIO E REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS
O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e os alunos do 6° semestre não se responsabilizarão por danos ou extravios dos trabalhos, devendo cada artista providenciar o seguro de seu trabalho caso julgue necessário.
Caso haja desrespeito aos prazos acordados, o artista será desclassificado.
Despesas com produção, transporte (envio e devolução) são de responsabilidade do artista.
Todas as especificações de inscrição estarão nos formulários e devem ser devidamente preenchidas.
Os participantes deste edital devem enviar até 5 imagens de cada uma das obras com o formato JPG ou PNG de alta qualidade, 300 DPI e tamanho entre 3MB e 10 MB para cada imagem.
Caso envio envolva vídeo, os formatos aceitos são MOV ou MP4, em padrão H.264. Se o vídeo enviado for um registro a resolução mínima é de 720x576px e o máximo 1920x1080px. O tempo máximo de duração é de 8 minutos. Caso o vídeo enviado corresponda ao trabalho final, respeite as características da obra, importante apenas renderizar o arquivo nos formatos indicados (MOV ou MP4) para que a comissão julgadora possa acessar.
A pessoa deverá se responsabilizar pelo dispositivo para exposição do vídeo.
Em caso de vídeo, o trabalho não pode ter sido editado depois do prazo limite do edital. Caso a comissão perceba alguma alteração, o trabalho será desclassificado.
O envio de vídeos pode ser feito por meio de um link do youtube (vídeo não listado) ou drive (link de compartilhamento aberto) inserido no local adequado no formulário de inscrição.
Caso a intenção seja enviar mais de uma obra o artista deverá realizar um preenchimento completo do formulário para cada obra.
DISPOSIÇÕES GERAIS
Os trabalhos selecionados estarão sujeitos ao espaço definido pela comissão de seleção e a Instituição. A comissão possui autonomia em relação à disposição das obras no espaço. No caso de performances a negociação de tempo e espaço será realizada após a seleção.
As comissões de seleção se reservam ao direito de sugerir modificações pontuais que viabilizem a execução/exibição dos trabalhos.
Ao realizar a inscrição, o proponente declara aceitar todas as normas estabelecidas neste regulamento.
Todos os selecionados que cumprirem o regulamento receberão um certificado de participação assinado pela coordenação do curso.
Para realizar a inscrição preencha o formulário de incrição: Clique aqui
CRONOGRAMA
Inscrições: até 15/10
Data da divulgação dos selecionados: 31/10
Entrega de trabalhos para montagem: 05/11
Abertura da exposição: 13/11
Retirada das obras até o dia 01/12
Contato:
a.mostra.ba@gmail.com
@mostra.ba