Mostra BA - 2025.1

Edital

Edital Mostra BA - 2025.1

REGULAMENTO

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo abre as inscrições para a Mostra BA 2025.1: “Entre: tempo e lugar”, promovida pelos alunos do 6º semestre de Artes Visuais. A presente mostra tem como objetivo apresentar, incentivar e divulgar manifestações artísticas no contexto contemporâneo, dos estudantes e funcionários do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. As propostas inscritas e seus respectivos proponentes deverão estar em plena conformidade às exigências descritas neste Edital.

EIXO CURATORIAL

Em 2025, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e o curso de Artes Visuais celebram um marco significativo: 100 anos de atuação. A partir dessa perspectiva, revisitamos a história da instituição e seus componentes. Entre eles, se apresenta o MUBA — Museu Belas Artes de São Paulo — fundado em 2007 com a missão de promover e preservar as artes e o design.
Refletindo sobre o acervo do MUBA e sobre questões que permeiam a arte contemporânea, apresentamos a Mostra BA 2025: “Entre: tempo e lugar”. Uma exposição inovadora composta por obras do acervo doadas por ex alunos e professores e por obras feitas pelos atuais alunos e funcionários do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo que dialoguem com as obras do MUBA considerando as questões espaciais e temporais.
Nesse jogo de relações de o que é e o que será, o nome da mostra "Entre: tempo e lugar" se faz relevante ao propor aos artistas "adentrar” as tangibilidades e as intangibilidades desses conceitos e seus pontos de convergência. Assim explorar o caminho entre lugares e tempos, sejam estes metafóricos, físicos, psíquicos etc.
A Mostra BA 2025.1 busca obras que se relacionem com os conceitos apresentados, não pensando na ideia de releitura, mas sim propor diálogos e fazer manifestar as potencialidades desses espaços, períodos e linguagens ao serem conectados com a contemporaneidade.

Figura Feminina (sem ano) - Pujol Colete
Vigiar para punir no terceiro mundo, 2007 - Andreia Fiore
O Beijo - Largo São Francisco - João Calixto
Praça Monteiro Lobato, 1991 - Katia Salvany
Estágio III/II, 1999 - Luise Weiss
Flores, (sem ano) - Vicente Di Grado
Sem título, (sem ano) - Marcos Lopes
Projeto de selo de XI aniversário da EBASP, 1936 - Lívia Lopes Guimarães

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Poderão participar da Mostra BA 2025.1 “Entre: tempo e lugar”:
Alunos matriculados em qualquer curso e em qualquer campus do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Funcionários de qualquer campus do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Entende-se por funcionário qualquer pessoa que trabalhe dentro das dependências da Universidade, não importando sua função ou cargo.

Entendido que as artes visuais constituem um campo de múltiplas manifestações, a (o) proponente terá ampla liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea que serão exploradas em seu projeto.

As propostas poderão ser apresentadas individualmente ou em coletivo, abordando qualquer técnica ou manifestação artística. Em caso de coletivo, a inscrição deverá conter o nome de todos os integrantes do coletivo.

As inscrições serão aceitas até o dia 22/04/2025 às 23:59 (horário de Brasília - GMT-3)

As inscrições deverão ser feitas pelo formulário digital presente neste website (clique aqui para acessar o formulário)

Inscrições enviadas por emails ou outros meios não serão consideradas.

As obras inscritas deverão estar finalizadas para serem entregues até o dia 12/05/2025.

Não há limite de quantidade para o envio de obras por artista ou coletivo. No entanto, a comissão julgadora terá autonomia para aprovar uma ou mais obras de qualquer inscrito.

As inscrições cujos anexos não contiverem todas as informações e documentos constantes deste item serão automaticamente desclassificadas.

Ao se inscrever no edital, o artista se responsabilizará pela entrega e retirada de suas obras no local estipulado pela equipe, de acordo com o cronograma. A não retirada das obras após o final da exposição resultará no descarte das mesmas.

PROCESSO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A inscrição deverá ser feita pelo site, com os seguintes documentos:

Ficha de inscrição preenchida (clique aqui para acessar o formulário)

Um formulário para cada obra com um breve texto conceitual e descrição técnica de montagem.

A mostra e os trabalhos selecionados deverão atender a Lei 16.793/2018 que institui classificação indicativa para exposições e mostras de Artes Visuais e exposições culturais no Estado de São Paulo, bem como atender o Regimento Institucional do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

A seleção das obras será feita no anonimato, portanto, é extremamente importante que as fotos dos trabalhos enviados respeitem o tópico “Envio de Imagens”.

ENVIO E REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS

Caso haja desrespeito aos prazos acordados, o artista será desclassificado.

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e os alunos do 6° semestre não se responsabilizarão por danos ou extravios dos trabalhos, devendo cada artista providenciar o seguro de seu trabalho, caso julgue necessário.

No ato da inscrição o candidato cede o direito de uso de imagem e os direitos de divulgação de seus trabalhos ao Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e aos alunos do 6° semestre.

Envio de imagens:
Poderão ser enviadas de 1 a 5 imagens nos formatos JPEG, JPG, PNG e HEIC. Imagens em baixa resolução ou ilegíveis poderão resultar na desclassificação.
As obras precisam ser fotografadas em fundo neutro. O artista não deve aparecer nas imagens com exceção de performance e autorretratos.
A ficha técnica deverá ser preenchida no próprio formulário de inscrição contendo as seguintes informações: nome do/dos artista(s) e nome artístico/ nome do coletivo, título do trabalho, ano de execução, técnica, materiais utilizados, tiragem (caso houver) e dimensões.

Em caso de videoarte, enviar o link com o vídeo completo. Os vídeos deverão ser colocados em alguma plataforma de streaming, como Youtube ou Vimeo, e o link encaminhado pelo formulário.

Detalhamento de montagem: deverá ser enviado um pdf com todas as informações e ilustrações necessárias para a montagem, como lista de materiais e estruturas de fixação. Estruturas e necessidades específicas da obra serão de responsabilidade dos artistas.
Em caso de performance, será necessário enviar o roteiro detalhado em pdf com as ações e acontecimentos, se haverá música ou não, foto de figurino e um vídeo de registro da performance que ocorrerá no dia da abertura. Caso seja um Happening, e o vídeo não seja possível, poderá enviar apenas o roteiro.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Ao se inscrever o proponente declara aceitar todas as normas estabelecidas neste regulamento.

Os artistas selecionados se comprometem a realizar o projeto (no caso de instalação, intervenção ou performance) tal como enviado para a comissão de seleção nas datas e prazos estabelecidos no edital.

Os trabalhos selecionados estarão sujeitos ao espaço definido pela comissão de seleção e a Instituição. As comissões possuem autonomia em relação à disposição das obras no espaço.

As comissões de seleção se reservam o direito de sugerir modificações pontuais que viabilizem a execução/exibição dos trabalhos.

Todos os selecionados que cumprirem o regulamento receberão um certificado de participação assinado pela coordenação do curso

CRONOGRAMA EDITAL

Inscrições: 18/03/2025 - 22/04/2025
Data da divulgação dos selecionados: 06/05/2025
Data limite entrega das obras: 12/05/2025
Abertura da exposição: 17/05/2025
Encerramento da exposição: 02/06/2025
Retirada das obras: 09/06 -13/06/2025

Contato:
instagram: @mostra.ba
email: contato@mostraba.repositorio.art.br